Análise matemática e didática de uma questão geradora para ensinar afinidades e equações lineares em duas variáveis no ensino médio.

Autores

  • Estefanía Laplace Facultad de Ingeniería. Universidad Nacional de Centro de la Provincia de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.54343/reiec.v17i2.365

Resumo

Este trabalho propõe a análise matemática e didática da questão geradora Q0: Como gerir o quiosque escolar para obter lucro? que integra uma Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) para ensinar, entre outros, as organizações matemáticas (OM) ligadas a afinidades e equações lineares em duas variáveis correspondentes ao desenho curricular do 4º ano da escola secundária argentina. O desenvolvimento do PEP ajuda a iniciar os alunos em um processo de modelagem algébrica funcional, o que é raro neste nível escolar. O conhecimento matemático que este dispositivo permitiria estudar a partir da árvore de perguntas que surgem da pergunta geradora é aqui sintetizado brevemente, e algumas das decisões didáticas consideradas para a implementação do PEP em sala de aula são avançadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bolea, P. (2002), El proceso de algebrización de organizaciones matemáticas escolares. Tesis doctoral. Departamento de Matemáticas, Universidad de Zaragoza.

Bolea, P., Bosch, M., Gascón, J. (2001). La transposición didáctica de organizaciones matemáticas en proceso de algebrización: El caso de la proporcionalidad. Recherches en Didactique des Mathématiques 21(3), pp. 247-304. Grenoble : La Pensée Sauvage-Éditions.

Chevallard, Y. (1984). Le passage de l'arithmétique a l'algébrique dans l'enseignement des mathématiques au collège – Première partie. L'évolution de la transposition didactique, Petit x, (5), pp. 51-94.

Chevallard, Y. (1989). Le passage de l'arithmétique à l'algébrique dans l'enseignement des mathématiques au collège. Deuxième partie : perspectives curriculaires : la notion de modélisation. Petite x, 19 pp. 43-72.

Chevallard, Y. (1990). Le passage de l’arithmétique a l’algébrique dans l’enseignement des mathématiques au collège. Troisième partie : voies d’attaque et problèmes didactiques. Petit x, 23, 5-38.

Chevallard, Y. (1994). Enseignement de l’algèbre et transposition didactique. Rendiconti del Seminario Matematico Università e Politecnico di Torino, 52 (2), pp. 175-237.

Chevallard, Y. (1999). El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19 (2), pp. 221-266.

Chevallard, Y. (2005). La place des mathématiques vivantes dans l’éducation secondaire : transposition didactique des mathématiques et nouvelle épistémologie scolaire. Disponible en http://yves.chevallard.free.fr/

Chevallard, Y. (2007). Passé et présent de la théorie anthropologique . Disponible en http://yves.chevallard.free.fr/

Chevallard, Y. (2009). La notion de PER : problèmes et avancées. Disponible en http://yves.chevallard.free.fr/

Chevallard, Y. (2012). Théorie Anthropologique du Didactique & Ingénierie Didactique du Développement. Journal du séminaire TAD/IDD. Disponible en http://www.aixmrs.iufm.fr/formations/filieres/mat/data/fdf/2011-2012/journal-tad-idd-2011-2012-7.pdf

Chevallard, Y. (2013). Enseñar matemática en la Sociedad de mañana: alegato a favor de un Contraparadigma Emergente. Journal of Research in Mathematics, 2(2), 161-182. doi:10.4471/redimat.2013.26

Gascón, J. (1993). Desarrollo del conocimiento matemático y análisis didáctico: del patrón de análisis-síntesis a la génesis del lenguaje algebraico, Recherches en Didactique des Mathématiques, 13(3), pp. 295-332.

Gascón, J. (1999). La naturaleza prealgebraica de la matemática escolar. Educación Matemática 11(1), 77-88.

Gascón, J., Bosch, M., & Ruiz-Munzón, N. (2017). El problema del álgebra elemental en la teoría antropológica de lo didáctico. En J.M. Muñoz-Escolano, A. Arnal-Bailera, P. Beltrán-Pellicer, M.L. Callejo y J. Carrillo (Eds.), Investigación en Educación Matemática XXI (pp. 25-47). Zaragoza: SEIEM.

Gazzola, M. P. (2018). Diseño, implementación y análisis de un Recorrido de Estudio e Investigación codisciplinar en matemática y física en la Escuela Secundaria. Tesis doctoral. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

Llanos, V. C. & Otero, M. R. (2013) Operaciones con curvas y estudio de funciones. Revista SUMA+ para la enseñanza y el aprendizaje de la matemática, 73, 17-24. Valencia, España

Llanos, V. C. & Otero, M. R. (2015). Inserción de un REI en la escuela secundaria: el caso de las funciones polinómicas de segundo grado. Relime, 18 (2), 245-275. DOI: 10.12802/relime.13.1824

Otero, M. R.; Llanos, V. C. y Gazzola, M. P. (2012). La pedagogía de la investigación en la escuela secundaria y la implementación de Recorridos de Estudio e Investigación en matemática. Revista Ciencia Escolar: enseñanza y modelización, 1 (2), 31-42. Universidad Central de Chile.

Otero, M. R.; Llanos, V. C.; Arlego, M. y Gazzola, M: P. (2017). Co-disciplinary Mathematics and Physics Research and Study Courses (SRC) within two groups of pre-service teacher education. Proceedings of the Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 10) pp. 2972-2979. Dublin, Ireland.

Otero, M. R. (2021). La formación de profesores: recursos para la enseñanza por indagación y el cuestionamiento. Libro digital. Tandil: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos

Salgado, D., Otero, M. R. (2020). Enseñanza por investigación en un curso de matemática de nivel universitario: los gestos didácticos esenciales

Educação Matemática Pesquisa; vol. 22 p. 532 – 557.

Ruíz Munzón, N. (2010). La introducción del álgebra elemental y su desarrollo hacia la modelización funcional. Tesis doctoral. Departament de Matemàtiques. Universitat Autònoma de Barcelona.

Publicado

2022-12-27

Edição

Seção

Artículos