Ensino de física por estratégias metacognitivas: análise da prática docente
DOI:
https://doi.org/10.54343/reiec.v11i1.196Palavras-chave:
Ensino de Física, Prática docente, Estratégias de aprendizagem metacognitivasResumo
Presente estudo tem como base a identificação das dificuldades que a maioria dos professores apresenta para transpor para a sala de aula propostas didático-metodológicas decorrentes de pesquisas na área de ensino, particularmente com relação ao ensino de Física. Ciente dessa dificuldade, analisamos o desenvolvimento de um conjunto de atividades experimentais de orientação metacognitiva proposta por Rosa (2011), operacionalizadas no contexto educacional por um professor devidamente habilitado para a realização dessas atividades. Como instrumentos para a coleta dos dados, utilizamos videogravações das aulas e entrevista semiestruturada com o docente. Os dados foram analisados tendo como referencial os princípios apontados por Morereo (2001), que devem ser considerados nas propostas didáticas, de modo a unir o ensino de estratégias de aprendizagem metacognitiva à s metodologias de ensino. Os resultados obtidos apontam limites e potencialidades desse tipo de atividade, além de evidenciar um conjunto de dificuldades que um professor pode apresentar ao propor ações inovadoras e distintas de sua prática docente.Downloads
Referências
Arruda, S. M., y Laburú, C. E. (1998). Considerações sobre a função do experimento no ensino de ciências. En R. Nardi (Ed.), Questões atuais no ensino de ciencias (pp. 53- 60). São Paulo, Brasil: Escrituras Editora.
Bardin, L. (2004). A análise de conteúdo. 3. ed. Lisbo, Portugal: Edições 70.
Chi, M. T., Glaser, R., y Rees, E. (1982). Expertise in problem solving. En R. J. Sternberg (Ed.). Advances in the psychology of human intelligence (pp. 7-76). Hillsdale, N. J.: Lawrence Erlbaum. v. 1.
Coll, C. (1986). Acción, interacción y construcción del conocimiento en situaciones educativas. Revista de Educación 279, pp. 9-23.
Larkin, J. H. (1983). The role of problem representation in physics. En D. Gentner y A. L. Stevens (Eds.), Mental models (pp. 75-98). Hillsdale, N. J: Lawrence Erlbaum.
Monereo, C. (2001). La enseñanza estratégica: enseñar para la autonomía. En C. Monereo (Ed.). Ser estratégico y autónomo aprendiendo (pp. 11-27). Barcelona, Espanha: Graó.
Monereo, C., y Castelló, M. (1997). Las estrategias de aprendizaje: cómo incorporarlas a la práctica educativa. Barcelona, Espanha: Edebé.
Rosa, C. T. W. (2011). A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
Scappaticci, A. L. S. S., Iacoponi, E., y Blay, S. L. (2004). Estudo de fidedignidade inter-avaliadores de uma escala para avaliação da interação mãe-bebê. Revista de Psiquiatria 26 (1), 39-46.
Sousa, C. Maria S. G., y Fávero, M. H. (outubro de 2002). Um estudo sobre resolução de problemas de Física em situação de interlocução entre um especialista e um novato. VIII Encontro de pesquisa em ensino de Física, Águas de Lindóia, São Paulo.
Sternberg, R. J. (2000). Psicologia cognitiva. Porto Alegre, Brasil: Artmed.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cleci T. Werner da Rosa, Álvaro Becker da Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Derechos de autor Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Argentina y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.